“A
Intermodalidade e a Multimodalidade”
Diferença entre Intermodalidade e
Multimodalidade
Embora partam de uma mesma matriz,
tomam caminhos diferenciados logo adiante. As duas significam transporte de
cargas com mais de um modal. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do
ponto de origem até o ponto de entrega por modais diferentes.

Na
Multimodalidade,
ao contrário, existe a emissão de
apenas um documento de transporte, emitido pelo OTM - Operador de Transporte
Multimodal, de ponta a ponta. Quando a responsabilidade de carga ela é OTM, do
ponto de partida até a entrega final ao destinatário. Ou seja, na
multimodalidade existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo
o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este
documento é emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total
pela carga sob sua custodia.
OTM - Operador de Transporte
Multimodal
Qualquer pessoa jurídica, transportador
ou não, que celebre um contrato de transporte multimodal e atue como principal
e não como agente, assumindo a total responsabilidade pela execução do
transporte porta-a-porta frente ao contratante.
Transportes
Modais
Aéreo
é o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega.
é o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega.
O transporte aéreo possui algumas
vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido e seguro e são menores os
custos com seguro, estocagem e embalagem, além de ser mais viável para remessa
de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição,
mercadoria perecível, animais, etc.
Vantagens
- É o transporte mais rápido;
- Não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso);
Desvantagens
- Menor capacidade de carga;
- Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
Frete
A base de cálculo do frete aéreo é
obtida por meio do peso ou do volume da mercadoria, sendo considerado aquele
que proporcionar o maior valor. Para saber se devemos considerar o peso ou o
volume, a IATA (International Air Transport Association) estabeleceu a seguinte
relação:
Relação IATA (peso/volume): 1 kg =
6000 cm³ ou 1 ton = 6 m³
Por exemplo: no caso de um peso
de 1 kg acondicionado em um volume maior que 6000 cm³, considera-se o volume como
base de cálculo do frete, caso contrário, considera-se o peso.
Ferroviário
é realizado por trens, compostos por vagões, que
por sua vez são puxados por locomotivas, para este transporte são utilizados os
trilhos. O modal ferroviário é conhecido como todo transporte de pessoas ou
produtos/materiais efetuados através de vias férreas (estrada de ferro =
trilhos) em vagões fechados, plataformas, etc. Geralmente as os trens são
compostos por aproximadamente 100 vagões, cada com capacidade em torno de 72
toneladas.
Vantagens
- Adequados para longas distâncias e grandes quantidades;
- Menor custo de seguro;
- Menos custo de frete.
Desvantagens
- Diferença na largura de bitolas;
- Menos flexibilidade no trajeto;
- Necessidade maior de transporto.
O frete
rodoviário é calculado individualmente por cada empresa, o mesmo pode ser
cobrado por volume, peso ou ocupação do veículo.
Hidroviário-Marítimos
o transporte marítimo é dado como o movimento de
mercadorias ou pessoas através de rios ou mares por meio de barcos ou navios, o
transporte marítimo é realizado por vias aquáticas, através de navios, barcos,
barcaças. Sua capacidade de carga atinge centenas de milhares de toneladas.
Os modais hidroviários são muito utilizado, já que
possui um custo baixo, podendo ser até 3 vezes menos que o ferroviário e 8
vezes menos que rodoviário. Sendo assim este meio de transporte tem um papel
importante para o comércio interno e externo, já que proporciona a oferta de
produtos com preços competitivos. Geralmente é utilizado no transporte de
grandes distâncias e para grandes volumes de cargas.
Vantagens
- Maior capacidade de carga;
- Carrega qualquer tipo de carga;
- Menor custo de transporte.
Desvantagens
- Necessidade de transbordo nos portos;
- Distância dos centros de produção;
- Maior exigência de embalagens.
- Menos flexibilidade nos serviços aliado a frequentes congestionamentos nos portos.
Frete
A tarifa do frete marítimo é composta basicamente
dos seguintes itens:
- Frete básico:
valor cobrado segundo peso ou volume da mercadoria (cubagem), prevalecendo
sempre o que propiciar maior a receita ao amador;
- Ad-valorem:
percentual que incide sobre valor FOB da mercadoria. Aplicado normalmente
quando esse valor corresponde a mais de US$ 1000 por tonelada. Pode substituir
o frete básico ou complementar seu valor.
- Sobretaxa de
combustível (bunker surchage): percentual aplicado sobre o frete básico,
destinado a cobrir custos com combustível;
- Taxa para volumes
pesados (heavy lift charge): valor de moeda atribuído às cargas cujos
volumes individuais, excessivamente pesados (normalmente acima de 1500Kg),
exijam condições especiais para embarque/desembarque ou acomodação no navio.
- Sobretaxa de
congestionamento (port congestion surchage): incide sobre o frete
básico, para portos onde existe demora para atracação dos navios;
- Fator de ajuste
cambial - CAF (currency adjustmente factor): utilizado para moeda que se
desvaloriza sistematicamente em relação ao dólar norte-americano;
- Adicional de porto:
taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino algum porto
secundário ou fora da rota.
Rodoviário
o transporte rodoviário é aquele feito através de
ruas, estradas e rodovias, sejam elas pavimentas ou não, com a intenção de
transpor de um ponto ao outro, produtos, animais ou pessoas. No Brasil este
modal é o principal meio de transporte. O modal rodoviário caracteriza-se pela
simplicidade de funcionamento, este se destaca por oferecer o transporte de
diversos tipos de cargas.
Segundo Viera (2001), "O transporte rodoviário
é indicado para curtas e médias distâncias e carga de maior valor agregado, é
utilizado na maior parte dos transportes realizados no MERCOSUL".
Vantagens
- Adequado para curtas e médias distâncias;
- Simplicidade no atendimento das demandas e agilidade no acesso às cargas;
- Menor manuseio da carga e menor exigência de embalagem;
- Serviço porta-a-porta: mercadoria sofre apenas uma operação de carga (ponto de origem) e outra de descarga (local de destino);
- Maior frequência e disponibilidade de vias de acesso;
- Maior agilidade e flexibilidade na manipulação das cargas;
- Facilidade de substituição de veículos, no caso de acidente ou quebra.
Desvantagens
- Frete mais altos em alguns casos;
- Menor capacidade de carga entre todos os outros modais;
- Menos competitivo para longas distâncias.
No entanto, é importante lembrar a menor
capacidade de carga e maior custo operacional, comparado ao ferroviário
ou aquaviário e a diminuição da eficiência das estradas em épocas de grandes
congestionamentos.
Dutoviário
É o meio de transporte que conduz
produtos através de canos/tubos cilíndricos ocos desenvolvidos de acordo com
normas internacionais de segurança. Para esse modal é necessário as dutovias,
que são compostas por três elementos: os terminais, que fazem a produção dos
produtos; os tubos e as juntas que unem estes. Este modal pode ser utilizado
para transporte de produtos derivados do petróleo, conhecidos como oleodutos,
para derivados de minério, chamado de mineroduto, também para gases e grãos.
Muitas dutovias são subterrâneas e/ou submarinas, considerado uma vantagem,
pois minimizam os riscos causados por outros veículos.
Vantagens
- Por ser a dutovia a própria unidade de carregamento, não há necessidade de se usar embalagem de transporte;
- Não existe o problema de viagem de retorno para equacionar, bem como o processo não sofre influência do congestionamento ou dificuldade física a transpor, como por exemplo, longas zonas áridas ou congeladas;
- É um meio de transporte que demanda pouca mão-de-obra;
- Em geral a segurança nas dutovias é superior à de outros modais, sendo assim indicada para transporte de produtos perigosos como etileno ou GLP;
- Baixo custo de operação;
- Independência em relação às condições do tempo na sua operação;
- Função de armazenagem em consequência do seu longo tempo total de trânsito.
Desvantagens
- Necessidade de grande investimento capital;
- Inflexibilidade quanto à rota de distribuição. Uma vez fixados os dutos, sua posição não é mais fácil de alterar. Por este motivo, é adequado a produtos que mantenham sua demanda restrita a pontos fixos.
- Não é adequado ao transporte de mercadorias que estejam sujeitas a mudança de padrão de carregamento;
- Seu uso só pode ser estendido a certos grupos de mercadorias dentro de um mesmo duto. Embora seja tecnicamente possível separar um produto de outro sem que eles se misturem durante o transporte, não é aconselhável usar um mesmo para carregar parafina e depois leite, por exemplo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo blog Rodrigo, muito bom. Estou aqui estudando logística.
ResponderExcluirJúlio - Teutônia/RS