domingo, 25 de março de 2012

Just In Time / Kaban / Kaizen

Trata-se de suprir o produto apenas quando for necessário (Justo em Tempo). Quando a confiabilidade das informações sobre a previsibilidade das necessidades dos produtos e seu "lead time" é adequada os estoques podem-se tornar virtuais, e principalmente quando a confiança no fornecedor é satisfatória.

O JIT é recomendado quando:
  • Os produtos tem alto valor unitário e precisam de controle rigoroso; 
  • As necessidades são conhecidas com boa precisão; 
  • O tempo de reposição é pequeno e existe confiança nos acordos de prazos com o fornecedor;
  • O procedimento de entregas frequentes não impacta os custos; 
  • Não há descontos ou economias significativas nos fretes para a aquisição de grandes lotes do produto; 
  • Quanto é possível que o produto seja entregue diretamente no ponto de uso e na embalagem apropriada para tal; 
  • Quando o fornecedor possui certificados de qualidade que o habilitam a ser escolhido para a tarefa. 
A aplicação de algumas técnicas na produção japonesa permitiu reduzir estoques, em todos os níveis, incrementar a capacidade disponível em grandes investimentos adicionais, diminuir tempos de fabricação, melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos fabricados, etc. E uma destas técnicas foi o JIT - Just In Time que tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas da linha de produção.

Just In Time / Kaban

Kaban é um sistema, não computadorizado, de controle de piso de fábrica que transmite informações da produção aos postos de trabalho interligados. Isto é feito através de recursos visuais (cartões ou etiquetas), reduzindo o tempo de espera, diminuindo o estoque, melhorando a produtividade e interligando todas as operações em um fluxo uniforme e ininterrupto (Moura, 1989). Desta ideia surgiu uma nova maneira de processar a produção. Do antigo sistema de "empurrar", que significa processar antes do pedido, ocorrendo uma antecipação a uma necessidade, criou-se um sistema onde a produção é "puxada", isto é, nada é processado até que seja feita uma solicitação ou pedido através de um kaban.



Pode-se considerá-lo como uma “filosofia” de produção que emerge num tempo de crise. Com a crise mundial, a briga pela manutenção (ou ampliação) de mercados, ganha contornos distintos, onde a diversificação é uma arma para o atendimento dos consumidores. Portanto, as empresas de produção em massa devem estar atentas ao mercado, contando para isso com uma estrutura de produção flexível, com vistas e atender variações da quantidade e responder rapidamente a pedidos ou mudanças no comportamento do mercado. O Just in time não é uma solução rápida. JIT é um sistema que tanto pode produzir resultados imediatos, quanto de longo prazo em todos os ambientes.
JIT é um enfoque moderno para a gerência pensar, recuperar e concentrar esforços na volta dos fundamentos em todas as atividades da empresa.
O JIT não tem um enfoque linear para a solução de problemas; é um enfoque circular sem local ideal para começar.


Kaizen
 

O que é?
Uma ferramenta de redução de custos através da melhoria contínua das rotinas empresariais pela correção das causas das falhas verificadas no produto ou serviço.

Resultados Esperados
Redução de custos pelo envolvimento de todo o pessoal na melhoria contínua das rotinas, transformando todo o quadro de funcionários em "resolvedores" de seus próprios problemas. Aumento do senso de responsabilidade do pessoal. 

Características
A palavra japonesa Kaizen significa uma contínua melhoria e se aplica à melhorias incrementais nos processos de uma empresa ou organização. 

Ela se plica e se confunde com a ferramenta principal de promoção e geração
de melhorias, o tratamento das "anomalias" do trabalho. Chamamos "anomalia" a qualquer resultado indesejado de um serviço ou tarefa, de modo que os principais alvos para a geração de melhorias através.
do Kaizen podem ser, por exemplo:  
  • · Atrasos; 
  • · Defeitos; 
  • · Inutilização de materiais;  
  • · Desperdícios de toda sorte; 
  • · Paradas imprevistas;  
  • · Faltas de materiais.
Em todos os casos, se bem aplicada a técnica, cada causa será eliminada e os resultados serão os melhores possíveis e, muitas vezes, surpreendentes! Através do Kaizen, autorizamos as pessoas a agir na correção de problemas e lhes ensinamos como fazê-lo corretamente. As pessoas aprendem a buscar as causas, ao invés dos "culpados" , conseguindo-se com isto soluções efetivas e, de quebra, um ambiente de maior entendimento e melhores relacionamentos entre a equipe. 

Com o Kaizen, abate-se a cultura de "varrer a sujeira para debaixo do tapete", a cultura da tolerância com as falhas e perdas de todo tipo. Mobiliza-se toda a equipe para o combate aos erros e aos desperdícios, em todos os aspectos e por toda a organização. Ao contrário do que se supõe normalmente nas empresas, os erros são muito mais de responsabilidade da chefia e gerência, que simples descuido ou indolência do pessoal operacional. Notoriamente, verifica-se que as causas estão, na maioria absoluta dos casos, numa destas categorias:
  • · Falta de treinamento no método;
  • · Método inadequado de trabalho;  
  • · Falta de treinamento no método.
O que se revela ao implantarmos o Kaizen, como de resto ao implantarmos qualquer programa de gerenciamento participativo é que, na realidade, todas as pessoas gostam, apreciam e têm grande orgulho em fazer corretamente o seu trabalho, e se decepcionam quando este não apresenta os resultados esperados. E que só deixam de desempenhar corretamente o serviço quando uma das três condições acima ocorre.

E mais: revela-se que, como as pessoas apreciam e buscam a satisfação do trabalho bem feito, é na verdade muito fácil as mobilizar para contribuir para a melhoria, através da identificação das causas e da criação dos mecanismos necessários para que as falhas e erros não tornem a ocorrer. 

Desta forma, temos um duplo efeito benéfico: além de contribuírem para a solução dos problemas da empresa ou organização, os funcionários também passam a se sentir mais satisfeitos, o que os torna mais produtivos e mais interessados em contribuir, num círculo virtuoso em que todos ganham, e que se acelera continuamente. Passe a contar com a contribuição de todo o seu pessoal para a melhoria dos processos da organização através do Programa Kaizen de Melhoria Contínua.
 

 


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